26 de fev. de 2023

Rivalidade feminina

      Oi amores, tudo bem com vocês? 

Eu particularmente sou da opinião que nós, seres humanos estamos em constante evolução e aprendizado e tenho como objetivo todos os dias ser melhor do que fui ontem. E uma das atitudes que eu estou sempre me policiando é para que eu nunca perca minha sororidade com as mulheres, por mais difícil que as vezes seja. Isso significa que mulheres são perfeitas e que todas elas são sempre certas e tem razão? NÃO. Nós mulheres somos seres humanos, somos falhas e com muitos defeitos. Erramos, acertamos e as vezes temos atitudes que não são tão legais assim, enfim, antes de aprofundar no assunto, gostaria de definir alguns termos que são importantes para que possamos falar do assunto.

SORORIDADE: É a fraternidade entre mulheres. A ideia de olharmos umas para as outras com um olhar de empatia e carinho.

PATRIARCADO: Forma de organização onde predomina as decisões do "Homem da casa".

MISOGENIA: Ato de ódio e desprezo à mulheres.

MACHISMO: A ideia de que homens são melhores que mulheres e por isso merecem mais oportunidades, salários melhores e não precisam aprender coisas básicas da vida como cozinhar, lavar roupas pois sempre terão uma mulher disponível para fazer esse tipo de serviço. O machismo também prega que homens tem o direito de ir e vir enquanto nós que somos mulheres precisamos nos cuidar, não frequentar qualquer lugar, não podemos sair a noite ou praticar certos esportes, além de que temos que nos "dar o respeito" com relação as roupas que usamos, pois pode ser que estejamos provocando os pobrezinhos que não conseguem se controlar.

FEMINISMO: A ideia de lutar pela equidade entre homens e mulheres.

Imagem tirada do Blog SignumWeb

Defini as palavras de maneira simples e bem direta para que todos entendam, já que provavelmente citarei elas durante o post.
Uma coisa que a gente precisa entender é que vivemos culturalmente em uma sociedade patriarcal e machista. Sendo assim temos opiniões que nem sempre são criadas por nós mesmas, e sim por toda uma cultura, uma sociedade de muitos e muitos anos antes da gente nascer. Essa cultura nos induz a culpar sempre as mulheres em todas as situações.

Quem nunca ouviu, ou até mesmo já falou as seguintes coisas:
(Quando ficam sabendo que uma criança foi abusada por um padrasto):
"Ah mas e a mãe? Onde tava?"
"Aposto que a mãe estava ciente dos abusos!"
"Ah, mas essas mulheres saem namorando qualquer cara, dá nisso!"

E ai, qual sua opinião sobre essas colocações? Porque eu particularmente enxergo apenas um culpado em toda essa história, assim que escuto. É claro que existem algumas exceções de mães que assentem essas situações, mas, é uma porcentagem tão pequena que é até injusto usar isso como justificativa. Agora, imagina pra uma mãe, que já se sente tão culpada por não ter conseguido proteger sua criança (mesmo que a culpa não seja dela) e ainda ter que ouvir esses julgamentos e se encontrar completamente sozinha e desamparada em um momento tão delicado. E qual o papel de nós, mulheres nesse momento? Ouvir, acolher, amparar...

Além desse caso quantas vezes não vemos até mesmo mulheres julgarem o caráter e profissionalismo das outras por causa das roupas que usamos, fotos que postamos, lugares que frequentamos, ou a quantidade de homens que uma mulher conhece. Mulheres que só tem amigos homens não tem boa reputação, mas por outro lado nos induzem a pensar que amizade com mulher é ruim, que mulher é tudo invejosa e falsa, nos fazendo acreditar que amizade com homens é melhor. E sabe o que é o pior? A gente cai nessas conversas. Eu mesma, já fui nessa onda.

Então volto a repetir, vivemos em uma sociedade machista que faz com que a gente não se apoie, não se ajude. Uma sociedade que faz a gente julgar uma mãe que sai pra uma festa e não julgar um pai. Amanhã nos tornamos mães e seremos julgadas, por esses ou outros motivos. Uma sociedade que faz a gente julgar uma mulher que foi "abusada porque estava bêbada", e no dia seguinte sofremos assédio na rua estando completamente sóbrias. Uma sociedade que nos faz dizer que mulheres são falsas e fofoqueiras enquanto os homens muitas vezes se aproximam com segundas intenções nos degrinem e queimam o nosso filme nos grupos dos parças, e amanhã é o nosso nome que está lá. Uma sociedade que nos faz acreditar que trabalhar com outras mulheres é mais difícil do que com homens e no futuro somos nós que estamos perdendo uma oportunidade pois estamos sendo entrevistadas por outra mulher. Uma sociedade que nos faz achar normal a mãe e as tias cozinhado, lavando, passando e arrumando enquanto os homens da família estão jogando truco ou vendo tv. E no futuro somos nós que estamos sobrecarregadas com deveres dentro e fora de casa, sem uma divisão justa. Eu poderia ficar aqui até amanhã citando inúmeros exemplos. E eu duvido, que você, mulher, não tenha se identificado com um ou todos exemplos que dei.

Onde entra nosso papel nisso tudo? A questão é que não adianta esperar uma luta masculina para que essas questões melhorem pois a maior parte dos homens não conseguem nem enxergar um problema nisso tudo que foi citado. Eles estão bem, estão confortáveis e são parceiros uns dos outros. Passam pano até pro que não devem e se defendem quase sempre. Então mulheres, somos nós, por nós. E como podemos começar a aderir a sororidade no nosso dia a dia? 

  • Primeiramente precisamos assumir, que todos nós temos atitudes e pensamentos as vezes machistas, pois só assim conseguimos melhorar e mudas nossos atos.
  • Precisamos acabar com essa conversinha de que lidar com mulher é mais difícil. Isso é papo furado que só intensifica a rivalidade criada que só beneficiam o outro lado da história.
  • Você não precisa amar e ser amiga de todas as mulheres do mundo, ou passar pano para atitudes super erradas. Mas precisamos ter um olhar de empatia e tentar entender o que levou aquela mulher a ter certa atitude. Ou até mesmo pensar: Se fosse um homem, eu estaria julgando dessa forma?
  • Valorizar o trabalho de outras mulheres é uma ótima iniciativa. Se você tem uma empresa, dê oportunidade que mulheres mostrem seu talento, quando for comprar algo, procure se mulheres empreendedoras não podem te atender. 
  • Ofereça ajuda quando ver uma mulher precisando. Seja financeiramente, psicologicamente ou em uma situação de risco. As vezes a pessoa já tem tantos traumas que não consegue pedir ajuda.
  • Sempre escute outras mulheres. Não julgue. Não se compare.

Se você tentar seguir esses passos no dia a dia, com certeza já terá dado muitos passos para ser alguém melhor, e lutar contra esse machismo que vivemos.

Os homens que se importam, tem um papel muito importante na nossa luta também, mas isso é assunto para outro post, caso eles tenham interesse.

Quero saber o que vocês pensam sobre tudo isso, me contem nos comentários.

Por hoje é só isso, um beijo, se cuidem.
Instagram: Renatamendessf


7 comentários:

  1. Um texto muito lindo e maravilhoso,sim precisamos ser todos os dias melhor do que ontem, um perfeito texto, Feliz Dia da Mulher.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Parabéns pelo artigo é muito importante, e nós mulheres temos que nos unir e não falar de SORORIDADE apenas com nossas amigas,temos que lutar todas juntas para mudar leis e para que sejamos respeitadas

    ResponderExcluir
  3. Concordo e discordo de algumas coisas, mas com certeza temos de aprender a respeitar nossas diferenças, e na medida do possível uma apoiar a outra!

    ResponderExcluir
  4. acho importante demais um post como esses, acredito na sororidade e pratico heheheheh

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Achei bem interessante saber mais sobre o assunto e a diferença entre as expressões. Acima de tudo é preciso haver respeito concorda? Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Muito legal seu texto principalmente pot iniciar ele com o significado das palavras dentro do contexto que você deseja expor. As vezes a pessoas não entender esta luta pela equidade e colocam como igualdade e continua como mostrou na imagem acima.

    ResponderExcluir
  7. artigo necessário, mulheres temos que nos unir!

    ResponderExcluir