1 de jan. de 2023

Se dê a oportunidade de criar um novo hábito! ❤️

      Oi meus amores, tudo bem com vocês?

Antes de mais nada quero desejar à todos um Feliz 2023, que seja próspero, feliz e com muita saúde!

Hoje nós vamos falar sobre hábitos e o quanto criar um novo hábito pode fazer bem para a gente. Então vou compartilhar com vocês a minha história sobre um hábito que estou me forçando a ter. Sempre convivi na minha família e na minha roda de amizades com pessoas que leem bastante, e mesmo que eu sempre tenha gostado de acompanhar blogs, ler notícias e coisas desse tipo, sempre tive uma resistência muito grande com livros. Eu tenho um probleminha de vista, chamado Estrabismo, o que faz meus olhos doerem muito quando são muito forçados, e minha cabeça também. Sem contar a dificuldade de foco que esse problema me causa. 

Então, sempre usei como justificativa o meu problema de vista para não ler. Mas ainda assim, vez ou outra eu ouvia falar de algum livro que me causava certa curiosidade, mas nunca foi algo que me fizesse ter o interesse de ler. Mas com o tempo, eu comecei a pensar o quanto ler faz bem em todos os sentidos. É uma forma de laser que é muito construtiva, nos faz aprender muitas coisas acumulando conhecimento sobre vários temas, além de conhecer lindas histórias. Então, com meus 24 anos decidi que ia começar a ler de vez enquanto. Entrei numa loja online de livros e comprei 3 que eu já tinha certa curiosidade.

Como tudo nessa vida, criar um novo hábito não é nada fácil. Eu levei muito tempo para ler os livros que eu havia comprado. Perdi o foco e o interesse várias vezes, mesmo gostando muito do conteúdo. Mas não desisti. Fui indo, no meu tempo, respeitando os meus limites, lendo pouquíssimos dias, mas finalizando todos os livros que comecei! Esse ano que acabou - 2022 - eu li 8 livros, numa média menos de 1 por mês, porém foram 3 apenas em dezembro. Então acho que depois de 2 anos tentando, eu finalmente estou conseguindo tornar um hábito, que está cada vez mais natural pra mim.

Sempre que falo sobre meus livros, escuto pessoas dizendo "Ah, queria tanto gostar de ler." ou "Queria tanto conseguir ler igual você" dentre outras coisas do tipo. E o que eu posso dizer pra todas essas pessoas é: Basta querer! Nós que escolhemos o que vamos fazer, nós escolhemos muita coisa nessa vida, e as vezes não temos essa noção. Hábitos é a gente que cria. E é tentando, é insistindo. No meu caso no momento, é com leitura, mas isso se encaixa para qualquer coisa que depende só da gente. Eu não gostava de ler, tenho dificuldades que enfrento até hoje, mas já que era algo que eu queria mudar em mim, tentei, e seguirei tentando!

Existem 3 pessoas que me influenciaram muito positivamente com relação as minhas leituras, a primeira delas, é minha irmãzinha (mais velha que eu, mas é irmãzinha): desde que me conheço por gente ela lê, e não é pouco. E sempre tão feliz e interessada nos livros. E é a pessoa mais incrível e inteligente que eu conheço. A segunda pessoa é minha ex-chefe, que é minha amiga Cleide. Ela tinha a meta de ler pelo menos um livro por mês, e sempre via ela lendo na hora do almoço, e sempre compartilhava comigo sobre os livros, eu achava o máximo. A terceira pessoa é o Youtuber Felipe Neto, que eu assisto a 12 anos e sempre incentiva muito a leitura, e dá muitas dicas. Os 3 são pessoas muito inteligentes, que eu admiro muito, o que contribui para que eu sempre tenha dedicação para continuar minhas leituras mesmo nas dificuldades e nos desânimos que as vezes dominam.

E ai, o que você acha de se propor a iniciar um novo hábito em 2023? Me conte nos comentários qual hábito você gostaria de ter e por algum motivo ainda não conseguiu.


O impacto de um livro

Por hoje é só isso, um beijo, se cuidem.
Instagram: Renatamendessf

3 comentários:

  1. Oi
    Feliz ano novo pra você e sua família 👪
    Eu preciso mudar os hábitos alimentares,e preciso criar o hábito de postar no youtube, estou começando lá.

    ResponderExcluir
  2. Feliz Ano novo!
    Eu ainda estou desenvolvendo o gosto pela leitura. Quando criança, tive uma professora que me fez pegar trauma de livros, daí só estou perdendo isso agora.

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Tem coisa melhor do que iniciar o ano já se propondo novas metas? Sair da zona de conforto e experimentar coisas diferentes? Temos um ano inteiro para fazer novas escolhas. Gostei muito do texto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir