21 de abr. de 2021

Contornando a Ansiedade para sobreviver em tempos difíceis

      Oi meus amores, tudo bem com vocês? 

Quando gravei um vídeo para o meu canal do Youtube, contando como consegui engordar 7 Kg em um mês - se você quiser assistir CLIQUE AQUI - eu comentei com vocês que o que me fazia não conseguir engordar antes era a Ansiedade, eram os momentos difíceis que passei e não sabia nem conseguia lidar com eles. E quando consegui resolver alguns desses problemas parecia que tinha tirado um peso gigantesco de dentro de mim. Muitas vezes nossos problemas não tem uma solução, mas se a gente souber lidar, a gente contorna eles de uma forma que deixam as coisas mais leves!

Depois desse post eu tive alguns pedidos pra falar mais sobre o assunto, algumas meninas me procuraram no instagram me pediram ajuda e me pediram dicas e me senti com uma responsabilidade gigantesca nas mãos. Pensei muito antes de vir aqui para falar sobre o assunto, mas acho que temos que viver compartilhando coisas boas que a gente aprende e todas as dicas que a gente possa ajudar alguém de alguma forma. No Instagram fiz uma enquete para vocês e a maioria escolheu que eu falasse sobre isso aqui no blog dessa vez, então vamos lá!


  • O passo mais importante

Eu sou uma pessoa comum, sem nenhuma propriedade para falar do assunto, então se você sofre com ansiedade ou qualquer outro transtorno você tem que procurar ajuda de um profissional, psiquiatra ou psicólogo para fazer um tratamento adequado, seja com medicamentos ou com terapia. Eu sigo várias psicólogas sensacionais, vou deixar o contato do instagram de 3 delas aqui para vocês, caso queiram procurar uma avaliação profissional. Ah, e lembrem-se, só tomem medicamentos prescritos por MÉDICOS (psiquiatras). 

Psicóloga Paula

Psicóloga Pamela

Psicóloga Andressa

Eu sigo essas 3 maravilhosas, a Paulinha que tenho o prazer de conhecer pessoalmente, sei que ela faz atendimentos online e é uma das pessoas mais iluminadas que conheço. A Pamela comecei a seguir pela indicação de um prima, já faz 3 anos, e ela é especialista em assuntos de relacionamento, indico muito para quem já passou ou está passando por uma relação abusiva e a Andressa comecei a seguir recentemente e os post dela são muito bons e ajudam muito! 

Então vamos lá, vou compartilhar com vocês as coisas que fiz e faço ainda e que me ajudam de alguma forma e me fizeram conseguir superar algumas coisas, como a minha questão do peso. 

Primeiramente temos que identificar os sintomas da Ansiedade, porque no meu caso percebi que são comumente confundidos com preguiça, cansaço, drama e desânimo. Eu percebi que tinha algo de errado pois quando eu ficava "nervosa" com alguma coisa (eu achava que era nervoso), eu tremia muito, suava, ficava ofegante e não conseguia comer absolutamente nada, porque me dava ânsia de vômito. O meu sono sofria uma alteração brusca, ou eu dormia MUITO ou eu não dormia NADA, e o desânimo, mesmo de fazer coisas que eu amo era muito grande. Muito difícil controlar sozinha tudo isso dentro das nossas cabeças, então comecei a identificar as coisas que me faziam ficar assim (é importante dizer que as crises de ansiedade as vezes vem por alguns motivos e apenas a gente mesmo consegue identificar os gatilhos, mas muitas vezes as crises vem, sem motivos aparente e quando é assim, é mais difícil).

Quando eu sai de um relacionamento abusivo, comecei a enxergar de forma diferente as coisas, e entender que eu não preciso, não mereço e não quero me sujeitar a certas situações, e isso foi essencial para mim, foi um processo libertador!!! Então digo que é muito importante, você realmente selecionar quem você quer ao seu lado, seja como companheiro(a), ou como colegas, amigos e até mesmo familiares. Existem pessoas tóxicas que constantemente colocam a gente pra baixo (as vezes até sem querer), temos que manter o mínimo possível de relação com pessoas assim. É muito difícil excluir pessoas de nossas vidas, e é muito difícil sair de relações abusivas, então eu continuo batendo na tecla: Busquem ajuda, vocês não estão só!!

No meu caso, ouvir músicas animadas e dançantes me animam muito, e várias vezes me ajudaram a sair de uma crise, escuto muitos funks nesses momentos hahaha ai tenho vontade de sair dançando e acabo distraindo minha mente, então descubra algo que faça esse efeito em você também. 

Tentar não pensar muito no futuro, ainda mais nesse tempo que estamos vivendo, tentar não pensar muito no passado, em coisas ruins que já te aconteceram também é um passo importante, e confesso que ainda tenho um pouco de dificuldade! Mas procuro assistir vídeos leves de joguinhos no youtube, ou ler meus livros quando esses pensamentos vem.

Muito importante também, tentar levar a vida com mais leveza, sem tantas preocupações com aquelas coisas que não dependem apenas da gente! Não devemos nos comparar com ninguém, não devemos julgar outras pessoas e ter um senso de empatia sempre. Outra coisa que me ajuda muito são os meus PETS, enchem o meu coração de amor, e sei que tem 5 seres que precisam de mim, isso me mantem mais forte, pois quero ver meus bebês sempre bem!!

Quando uma crise forte vem mesmo assim, tipo com falta de ar e muito desespero, olhe para as coisas a sua volta, conte até 100, preste atenção nos objetos, nas cores das coisas, fale nomes em voz alta pois após alguns minutos isso vai passar.

Agora vou fazer uma confissão pra vocês: no fundo, mesmo sabendo o que fazer, fazendo tratamentos, seguindo dicas e nos esforçando, as vezes a bad vem com muita força e a gente realmente não consegue focar nas coisas positivas e tentar melhorar, nesses dias eu somente respeito o meu momento, fico quietinha, choro se sentir vontade, fico deitada, escuto músicas de Deus (me confortam bastante), como um chocolate e espero passar... Não se cobre tanto!

Bom, além disso existem livros e apps que auxiliam no tratamento da ansiedade/depressão, existem canais do youtube que ensinam exercícios, receitas e várias outras coisas que nos ajudam a distrair e ajudam na nossa saúde também, caso vocês queiram dicas e indicações me falem que posso fazer um outro post! 

Por hoje é só isso, agradeço à todos que leram até aqui, pois além de compartilhar com vocês algo na tentativa de ajudar alguém, pra mim serviu como um desabafo também, então MUITO OBRIGADA! Um beijo, se cuidem.

Instagram: Renatamendessf

8 comentários:

  1. O que tem me ajudado bastante com a ansiedade, que no meu caso o efeito é contrário ao teu eu engordo, foi praticar yoga. Os exercícios que permitem autoconhecimento, assim como a meditação e respiração, estão me ajudando muito neste período tão pesado.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Já sofri muito com ansiedade, e para auxiliar eu comecei a praticar esporte. Amo pedalar!

    ResponderExcluir
  3. ja sofri muito com a ansiedade
    hoje em dia estou melhor
    adorei o post

    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderExcluir
  4. Ansiedade é um mal que precisa ser encarado com seriedade.Ultimamente é dificil não se sentir ansiosa, mas você está descobrindo o caminho para se curar e isso é um grande passo.Melhoras viu,bjus.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a ansiedade vem de uma forma difícil muitas vezes de identificar, e como os sintomas são parecidos com "preguiça" a gente não leva muito a sério, nem os que estão a nossa volta. Gostei de ler o teu relato, é bem por aí mesmo, não importa o que nos pareça, é sempre bom procurarmos ajuda especializada! Vai com certeza ajudar muitas pessoas!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Com certeza as dicas que trouxe será de ajuda para algumas pessoas. Esse pandemia mexeu com muitas pessoas e suas sensações, e sempre teremos alguém a quem se identificar. É sempre bom desabafar, e essa é uma ótima plataforma. Mas nunca deixe de procurar ajuda profissional viu?
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amiga, de ansiedade eu entendo bem, tenho tag desde a infância e não é fácil. Também faço terapia e recomendo muito a todos que façam também!!! Valeu post, utilidade publica!!! Bjks

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Ansiedade é minha companheira indesejada a muito tempo, mas com acompanhamento de Psicólogo e Psiquiatra consegui um certo controle, mas no momento atual onde não se tem certeza de nada, controle de nada ficou bem mais barra pesada, eu ando tendo pequenas crises pela manhã, mas consigo levantar e trabalhar. Seu post é muito importante, quanto mais se fala, mais se aprende e mais ajudamos os outros. Boa sorte no seu dia a dia.

    Beijos
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir