17 de jan. de 2021

Voltei + Últimas Leituras

       Oii amores, como vocês estão? 

Eu estava com muitas saudades de postar aqui e sei que estou devendo um monte de coisas que prometi (3 vídeos), mas é que no fim do ano eu arrumei um novo emprego e ainda estou me adaptando a rotina diferente, mas logo logo postarei tudo que estou devendo! Antes de começar o post, quero desejar que cada um de vocês tenham um Feliz Ano Novo, com muita paz, saúde e vacinas para nós hahaha!! 

Temos ai, um novo ano começando, são mais de 350 dias para a gente melhorar como pessoa, adquirir novos hábitos e eu no fim do ano de 2020 já comecei com um hábito que eu não tinha: a Leitura. 

Eu sempre li muitos sites de notícias, revistas, blogs, tumblr, mas livros mesmo eu lia um por ano e olhe lá. Não tinha esse hábito de ler livros porque tenho um problema de vista que me deixa muito desfocada, mas prometi pra mim mesmo que ia me esforçar para tentar ler sempre, no meu tempo e limite, mas que ia começar com esse hábito. Comecei mais ou menos em agosto/setembro e agora no começo do mês terminei o meu terceiro livro, e fiquei muito orgulhosa. Já comecei outro e decidi trazer uma mini resenha dos 3 que li para vocês, então vamos lá.

Últimas leituras

  • O Sol é para todos

Iniciei minha leitura com esse livro simplesmente sensacional! É um livro que dói! Ele te faz pensar e repensar em várias coisas muito erradas que existiam no passado, e ainda existem hoje de forma "escondida" e ainda é tido como normal ou "mimimi" pra muita gente. 

"A nova edição revista de um dos maiores clássicos da literatura mundial Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça. O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações."

Eu amei o livro em todos aspectos, e algo que me deixou bem reflexiva, foi o comportamento da narradora Scout, uma criança de 7 anos que não conseguia entender injustiças, batia de frente com professores que defendiam a tortura, discutia com colegas e defendia as pessoas pretas sem entender o porque elas eram tratadas diferente das pessoas brancas. Ela era uma menina curiosa e muito inteligente para a idade. Isso me fez pensar na luta que todas as mulheres antes de nós tiveram que enfrentar para que as coisas estivessem um pouco melhor hoje, o mesmo serve para pessoas pretas. Me levou a conclusão que Scout era uma pequena ativista, feminista sem nem saber o que isso significa. 

Vou deixar algumas frases que mais me marcaram aqui para vocês que nunca leram terem um gostinho do livro:

“Coragem é quando você sabe que está derrotado antes mesmo de começar, mas começa assim mesmo, e vai até o fim, apesar de tudo.”

“Não se sinta ofendida quando alguém lhe disser uma expressão feia. Isso não deve atingi-la, apenas revela a pobreza de quem falou...”

“Só existe um tipo de gente: pessoas.”

“A única coisa que não deve se curvar ao julgamento da maioria é a consciência de uma pessoa.”

  •  Homem - Objeto e outras coisas sobre ser mulher

Amo tanto os livros da Tati Bernardi, que já havia lido dois livros dela antes desse, mesmo com muita dificuldade na época. Ela é sensacional e eu gosto do estilo de livro dela pois são várias histórias independentes, sobre a vida mesmo. Ela é uma grande crítica e uma figura muito importante na atualidade. 

"Reunião das melhores cronicas de uma das mais irreverentes escritoras contemporâneas. Desde que começou a escrever semanalmente para a Folha de S.Paulo, em 2013, Tati Bernardi não parou de conquistar leitores. Com sua prosa hilariante de inteligencia frenética, ela se tornou uma das principais criticas dos costumes da classe media meio intelectual, meio de esquerda usando aqui a expressão cunhada por Antonio Prata, autor da mesma geração. Homem-objeto reúne seus melhores textos e traz uma cronica inédita, Meu marido joga videogame , que retrata um dos temas que se sobressaem no conjunto, não apenas pela recorrência, mas pela originalidade e destemor com que e tratado: a experiencia de ser mulher no mundo contemporâneo. Tati diverte como poucos autores, e são muitos os leitores que abaixam o jornal para que a gargalhada possa ecoar como deve. Como dizia um velho filosofo, nos rimos porque doí. Talvez o elemento comum entre suas cronicas sobre constipação, espermograma ou taquicardia seja que todas tratam de sentimentos íntimos e profundos. O resultado, esperado ou não, e uma surpreendente dose de poesia."

É um pouco difícil descrever um livro nesse estilo de crônicas, porque são várias histórias diferentes. No caso desse livro, a Tati reuniu as melhores crônicas que ressaltam fatos que nós mulheres passamos no cotidiano e as vezes nem prestamos atenção. Eu recomendo muito que vocês conheçam os livros da Tati pois ela é uma escritora incrível.

"Mulheres já fazem balizas, empresas e livros melhor do que os homens. Mas, uma vez dentro de um relacionamento, não importa se você trabalhou 14 horas (...) ele vai perguntar 'O que tem pra comer?'"

"Não vou ligar agora pro meu pai que tem setenta e cinco anos e falar "Ma que conselho Machista!". Mas certamente vou dizer ao meu filho, se tudo der certo, (...) que uma garota pode se esfregar pelada nele, pode ter tatuagem de demônio fumando crack, pode ter transado com todos que ele conhece, pode falar palavrões mais cabeludos que sua própria nudez e, mesmo assim, ela deve ser tratada com todo respeito e sem nenhuma violação."

 "Os mais conservadores diriam "Ela sai de casa, com uma roupa dessas e agora reclama?", os mais machistas diriam "Você deve ter feito algo para merecer isso!" (...)"

"Na metade da primeira faixa do disco do cartola, ele tentou me empurrar para o quarto e eu percebi que não estava a fim. Ele tentou de novo, com mais força, e eu peguei minha bolsa para ir embora. Então ele segurou meu braço, machucando "Vai ter que ser na marra?"."

  • A Máquina do Ódio

Li esse livro por recomendação de um famoso youtuber que eu gosto muito. E confesso que é um livro que me deixou meio entalada! Já vou logo avisando, se você defende o governo atual, esse não é um livro para você (e acho que meu blog também não), pois ele mostra a triste realidade dos trabalhadores da imprensa desde a candidatura do atual presidente da republica. É um livro que aborda os ataques de ódio, as fake news, as atitudes contra democracia e muitas outras coisas que estão cada vez mais evidentes nesse governo. É um grande absurdo que coisas desse tipo tenham tantos apoiadores em pelo 2020/2021. Pra mim, A máquina do ódio é um brevíssimo resumo do que o Brasil está se tornando, por conta das pessoas cada vez mais conservadoras, mente fechada e ignorantes. 

"Não fui a primeira nem serei a última mulher a sofrer ataques misóginos por fazer jornalismo no Brasil."

"Recebi milhares de mensagens ofensivas no facebook, no twitter e no Instagram. Fechei todas as minhas redes sociais. Em uma delas, o facebook, um fulano afirmava: "Se você quer a segurança do seu filho, saia do país. Não é uma ameaça. É um aviso." Manuel tinha seis anos na época."

Eu ia colocar mais algumas frases aqui, mas acho tudo muito pesado e triste, só por essas duas vocês já dever ter a noção do tamanho da "sujeira".

Agora quero saber de vocês, já leram algum desses livros? Tem algum livro para me indicar? Gostaram desse tipo de post, querem que eu continue? Me contem tudo nos comentários. Por hoje é só isso, fiquem com Deus e se lembrem: Nada muda se você não mudar. Grande beijo.

Instagram: Renatamendessf

9 comentários:

  1. Olá,vim fazer uma vista e fiquei feliz que em saber da novidade. O primeiro livro,já tive indicações para ler e embreve o farei.Os outros dois não conhecia mas vejo que são muito interessantes. Esse ano estou com a ideia de ler mais autores nacionais.Vou te indicar um livro que até fiz resenha no blog e fiquei apaixonada,chama-se O crime do cais do valongo da Eliana Alvez Cruz. Deixo o convite para que venha me visiatr, será muito bem vinda.Felicidades no novo emprego.Bjus
    fuxikitos

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Eu adoro ler 🙂 eu gostei das sugestões parecem ser maravilhosas

    ResponderExcluir
  3. Ahhhh como é bom fazer leituras. ótimas indicações, não conhecia!

    ResponderExcluir
  4. Feliz ano novo,boa sorte no novo emprego,que seu ano seja incrível,eu amei as dicas de leitura,preciso me organizar w colocar minhas leituras em dia.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Obrigada, amém, feliz 2021 a você também e parabéns pelo novo emprego, tudo de bom!!
    Que bom que você adquiriu o hábito da leitura! Fiquei interessada pelo livro O Sol é para todos. Dicas anotadas, obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Olá Renata,

    Gostei muito desse seu aparato em relação às suas últimas leituras. Ainda não li nenhum desses, mas "O sol é para todos" está na minha lista de desejados a muito tempo. Os demais não conhecia, mas já gostei do que abordam e fiquei bem interessada. Anotei a dica aqui!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ler é algo que me dá muita paz, além de conhecimento é claro, fiquei muito interessada no livro O Sol é para todos, já vou comprar no próximo mês.

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esses, mas adorei as indicações. Esse mes ainda nao li nenhum

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Adorei suas últimas leituras! Não li nenhum deles, mas sempre tive curiosidade com O Sol Para Todos. Ler é maravilho, amo demais esse universo! Espero que traga mais dica sobre!
    Beijos

    ResponderExcluir