14 de set. de 2020

Redução do consumo de carne - Minha experiência

       Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje eu vim falar com vocês sobre um assunto meio polêmico, mas fique tranquilo, não vou sair ditando regras, pagando de fada sensata. Vou apenas mostrar o meu ponto de vista e a minha experiência pessoal com a redução do consumo de carne.

Quando eu tinha 13 anos, uma professora maravilhosa, que nunca vou me esquecer, passou para a minha turma um longo documentário (que pra mim foi difícil de engolir) sobre como a indústria de animais é cruel. Eu SEMPRE amei animais, criava joaninhas, tatuzinhos e tinha dó de matar até formigas, mas nunca tinha enxergado as coisas da forma que elas realmente são, e depois desse documentário eu comecei a me importar mais com certas situações. 

Eu não vou descrever aqui, pois as coisas que vi nesse documentário (e em vários outros que eu assisti por conta própria depois) são coisas muito tristes e chocantes, e pode incomodar muito pessoas que ainda não estão prontas para repensar, além do mais, o consumo excessivo de carne também gera muitos outros problemas ambientais, como o desmatamento e o desperdício de água. 

Mas, desde então eu comecei a diminuir o consumo de carne. Ficava alguns dias sem comer, já fiz quaresmas de ficar sem carne, até que então eu decidi que pelo menos um dia na semana, todas as semanas eu ficaria sem comer nenhum tipo de carne. Eu não tenho NENHUMA pretensão de me tornar vegana, ou até mesmo vegetariana, mas quero diminuir o consumo de carne ao máximo, e comer só uma vez ou outra. Atualmente fico 2 ou 3 dias na semana sem comer carne, sem nenhuma dificuldade. Ah, e tento priorizar o uso de produtos cruelty-free.

  • Onde senti mudança

Os exames de sangue que fiz após essa mudança no meu estilo de vida vieram sem nenhuma alteração e um médico vendo um exame meu, disse que eu parecia ser uma pessoa que leva uma vida saudável. Quando eu disse que nem tanto e ele perguntou sobre minha alimentação, eu contei e fui muito elogiada. 3 médicos e 1 nutricionista que fui me encorajaram muito a diminuir o consumo de carne, principalmente carne vermelha. Mas o que eu mais senti diferença, foi no meu paladar, muita coisa que eu não comia porque realmente não gostava, eu comecei a gostar, e gostar de verdade, sem forçar, tenho a sensação que sinto um gosto diferente nas coisas. Além de que minha alimentação ficou muito melhor, mais saudável já que passei a comer mais grãos, ovos, legumes e frutas. 

Muita gente se preocupa muito em comer carne por causa da proteína, mas existem muitoooos outros alimentos que são ricos em proteína, como por exemplo:

  • Ovo
  • Leite
  • Soja
  • Amêndoas
  • Queijo
  • Iogurte
  • Quinoa
  • Lentilha
  • Tofu
  • Feijão
  • Ervilha
  • Linhaça
  • Grão de bico
  • Amendoim
  • Castanha
  • Nozes
  • Entre outros 

De qualquer forma, se você pretende diminuir muito o consumo de carne ou parar de vez, o correto é ir ao médico para que ele te passe uma dieta saudável e balanceada para que não tenha nenhuma deficiência de vitaminas. E se você tem consciência dos problemas causados pela indústria de animais, mas não consegue ficar sem, é só ficar um diazinho da semana sem comer, você não vai morrer por isso, e pode acreditar que para a natureza vai fazer uma grande diferença. Uma vez vi um texto, que achei muito bacana, e vou deixar aqui, acho que vale a reflexão!


"Você não precisa ser vegano. Nem vegetariano. Não precisa carregar esse rótulo estampado no peito pra lá e pra cá, nem se posicionar politicamente, nem defender um movimento. Mas você também não precisa comer carne todo dia. Nem três vezes ao dia. Nem se sentir na OBRIGAÇÃO de cozinhar churrasco ou frango ou peixe assado pra toda visita que receber! Nem achar que um prato sem carne é incompleto, muito menos entupir de queijo um prato sem carne. A gente não precisa tomar partido em tudo nessa vida! O bom não é inimigo do ótimo e o feito é melhor que o perfeito teórico! O vegetarianismo, na minha opinião é, acima de tudo, um convite para reinvenção. Do paladar, dos hábitos, da cultura, dos paradigmas: é um cartão postal de um lugar lindo chamado Mundo saudável sustentável anti especista. É só a porta de entrada para experiências gastronômicas maravilhosas baseadas em produtos naturais, coloridos e brasileiros. Trocar uma alimentação colonizada que não carrega nossa cara por ingredientes nossos, que dão no nosso país tropical e construíram nossa história enquanto nação. E isso de forma alguma deve ser um peso! Você não precisa PARAR TOTALMENTE de comer produtos de origem animal pra ser saudável ou empático ou um anjo sem asas se você ainda não se sente pronto pra isso. Mas você deveria repensar a sua relação com a carne, principalmente se ela é de dependência emocional. A essa altura, as pessoas já sabem que não dá mais pra comer tanta carne. Mas a ideia de nunca mais poder comer um strogonoffe assusta! Restrição assusta. Proibição também. Então você, amigo que ainda não largou o osso da costela, te faço um convite: vamos aos poucos. Tire aos pouquinhos. Se der muita vontade, come. Se der só um pouquinho, não come. Começa tirando o presunto do pão, depois tira a linguiça do picadinho, depois outra coisa. Recuse o quibe do RU. Sem neura, sem pressa, sem rótulo: só você redescobrindo seu paladar, no seu tempo e nas suas regras. Você não precisa ser vegano. Mas você não precisa comer carne."

-Autor Desconhecido 

Por hoje é só isso. Beijinhos, fiquem com Deus e até o próximo post! Se cuidem.

Instagram: Renatamendessf

11 comentários:

  1. Oi
    Eu sou vegetariana faz alguns anos e não sinto falta nenhuma de comer carne...

    ResponderExcluir
  2. Oi eu sou vegetariana faz alguns anos e posso dizer eu adoro, não simplesmente por toda crueldade mas pela qualidade de vida que levo e por poder conhecer novos gostos. Adorei seu post, acho que as mudanças precisam ser de uma maneira leve.

    ResponderExcluir
  3. Tbm fico mal pensando no quão a "indústria da carne" é cruel, mas nunca precisei ou pensei em reduzir o meu consumo de carne pois ele já é escasso... Aqui em casa nunca tivemos essa de sempre ter carne no almoço e/ou janta, sabe?

    ResponderExcluir
  4. Meu desejo e ser vegetariana , ainda não consegui , mais estou diminuindo bastante o consumo de carne .

    ResponderExcluir
  5. Eu nao sou vegetariana, mas eu tambem nao ligo muito para carne, eu prefiro peixe.

    ResponderExcluir
  6. Não sou a louca da carne, aliás como pouco apesar de morar num estado onde a carne é muito consumida. Aos poucos estou tentando me desvencilhar de vários hábitos ruins, e a carne se inclui ..

    ResponderExcluir
  7. Muito legal! Eu tenho muita dificuldade em parar de comer carne porque tenho anemia e também não gosto de legumes, de nenhum!

    ResponderExcluir
  8. Interessante mostrar seu ponto de vista, de toda forma consumismo muita carne, mesmo quem não deseja tirar da dieta deve repensar seu consumo.

    ResponderExcluir
  9. Olá Renata,

    Um dos meus desejos é diminuir o consumo de carne e futuramente parar de vez com ele. Tenho várias amigas vegetarianas ou veganas, e elas sempre me passam muitas receitas para quando decidir iniciar esse processo. Adoro ler a experiência de quem está passando por essa fase. E a indústria da carne é realmente horrível, assistir vídeos a respeito sempre me deixa bem triste.

    ResponderExcluir
  10. Amei a sua experiência, já aconteceu algo parecido comigo em 2018, eu parei de comer carne, e não aguentei e voltei a comer novamente, porém atualmente estou comendo pouca carne, tem vezes que passo uns 3 dias sem comer, e isso é otimo.

    ResponderExcluir
  11. Reduzir o consumo de carne é uma tendência da atualidade. Muito bom o seu post.

    Tatiana - Sapore Magico

    ResponderExcluir