15 de mai. de 2020

Cuidados de beleza: Mitos e verdades em relação ao COVID-19

     Olá meus amores, tudo bem com vocês?
Quem me acompanha pelo instagram já viu o motivo do meu sumiço: Meu sobrinho nasceu!!!! Estou dedicando todo o meu tempo para ajudar minha irmã nos cuidados pós parto e a cuidar do bebê mais lindo desse muito! Mas agora consegui tirar um tempinho para fazer um post de extrema importância aqui pra vocês. 

Em tempos de pandemia, o que mais temos visto por ai são várias fake news sendo espalhadas, principalmente em aspectos que são considerados as vezes tão banais, como vaidade e beleza, acabam surgindo muitas dúvidas, que devem sempre ser tiradas por profissionais da área e por profissionais da saúde. Pensando nisso resolvi esclarecer alguns mitos e verdades sobre o assunto.

Relação do coronavírus com a beleza

Mitos e verdades: Relação do Covid-19 com a beleza:

  • Devo cortar o cabelo ou andar com ele sempre preso? 

MITO. Essa é uma orientação que deve ser seguida por profissionais da saúde. Para nós, a medida não tem nenhuma comprovação de que seja eficaz. Mas lembre-se, é muito importante manter os fios sempre limpos e evitar ficar passando a mão.

  • Manter as unhas curtas ajuda na prevenção contra o covid-19?

VERDADE. Não só esse, mas vários outros microrganismos podem se alojar embaixo nas unhas, até porque é uma das partes do corpo que mais entram em contato com tudo. Nesses momentos delicados, cortar as unhas facilitarão a limpeza da mesma, eu mesmo, removi o gel das minhas unhas e estou deixando elas o mais curtinhas possível, o momento é e cuidado!

  • Água e sabão são suficientes para diminuir o tempo de vida do coronavírus?

VERDADE. Quimicamente falando a água e sabão reagem agindo no sistema dos microrganismos. Quando você lava as mãos com água e sabão, cerca o microrganismo em sua pele com moléculas de sabão. A parte hidrofóbicas das moléculas de sabão tentam evitar a água; no processo, elas "entram" nas estruturas lipídicas de certos micróbios e vírus, rompendo-os. Mas é importante lavar da forma correta para garantir a eliminação completa desses vilões. 

Relação do coronavírus com a beleza


  • É necessário retirar toda a barba?

MITO. É apenas importante redobrar os hábitos de higiene na região, isso já é o suficiente. A retirada da barba apenas facilita a limpeza da pele, mas a barba não precisa ser raspada.

  • Existe uma ordem pra passar os produtos de cuidado?

VERDADE. Caso seja necessário usar vários tipos de produtos, procure seguir a ordem abaixo:
1º Álcool em gel 70%
2º Creme hidratante
3º Protetor solar
4º Repelente
5º Cosméticos

Os tópicos e algumas explicações foram tiradas do Instagram do Socila Nova Suíça, explicações químicas dadas por mim. No caso de dúvidas ou problemas procure sempre um profissional. E lembre-se: Se puder, fique em casa. 

Por hoje é só isso, beijinhos, fiquem com Deus e até a próxima... 

Instagram: Renatamendessf

6 comentários:

  1. Não sabia que era mito essa dica do cabelo!
    Também estou deixando as unhas curtas pra evitar qualquer forma de contágio.
    Todo cuidado é importante, por nós e por todos a nossa volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não sabia miga, mas parece que o vírus não se adere por muito tempo nos fios!

      Excluir
  2. Se é que se pode dizer,que algo ficará de bom,dessa pandemia,são os cuidados redobrados com nossa higiene pessoal.Acho que muitas vezes, não pensávamos em como isso é importante.Gostei muito do seu artigo,porque infelizmente,tem muita informação errada e exagerada por aí.O cuidado para ter efeito tem que ser correto.Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo colega! Tomara que todos nós possamos levar isso por toda vida!

      Excluir
  3. 👏👏👏 Nossa!
    Não sabia de metade dessas coisas...
    Sempre errei a ordem dos produtos! Kk
    Muito Obrigada pelas informações!
    São muito úteis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio confuso as vezes né? Muito produto pra pouca pele hahaha

      Excluir