11 de mar. de 2020

Cuidados com a visão - Lentes de contato

      Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Hoje decidi abordar esse tema, pois sou muito questionada no meu dia a dia.
Como é de conhecimento de todos que me acompanham aqui por muito tempo, e das pessoas que me conhecem eu tenho problemas na visão e faço o uso de lentes de contato desde os meus 15 anos de idade. Eu comecei a usar óculos eu tinha apenas 1 aninho e, na minha adolescência, por uma questão de auto estima e vaidade, eu optei para o uso das lentes de contato. Por não ter tido uma instrução muito completa tive alguns problemas recorrentes de alguns erros que cometi, inclusive a famosa e temida úlcera na córnea.

  • Higiene

Acho que esse tema é tido como muito clichê, mas é a coisa considerada mais importante para quem faz o uso das lentes de contato. É necessário uma higiene excessiva com as mãos, vejo que no meu caso, peguei muito mais mania de levar as mãos nos olhos após começar a usar as lentes, então estar sempre com as mão limpas é muito importante. Além disso, as lentes de contato devem ser lavadas e armazenadas em um detergente próprio pra cada tipo (rígida, gel, hidrogel...), e, NUNCA em soro fisiológico. O estojo também deve ser higienizado sempre, em água morna de preferência. Também devemos ter muito cuidado com o tamanho das unhas, para não machucar os olhos.

  • Tempo

O tempo de "vida" das lentes de contato devem ser respeitados de acordo com cada tipo e marca. Existem algumas que você pode usar por dois meses, outras por mais ou menos tempo. Além disso a forma que você armazena as mesmas também irá impactar no tempo de vida útil delas.
Outro fator importante a ser respeitado, é o tempo que você fica com as lentes dentro dos olhos, pois nossos olhos também precisam "respirar" e grande parte das lentes de contato dificultam essa oxigenação, é importante conversar com o oftalmologista para que ele te indique a melhor marca para cada caso.

  • Os Óculos
Neootica


Esse fator é, na minha opinião, algo que as pessoas esquecem e acabam tendo graves consequências. Quem usa lentes tem que ter uma segunda opção caso as coisas deem errado! Mas o que poderia dar errado? Infecções, úlceras, conjuntivite e outros problemas que o olho pode vir a ter. Em todos esses casos, é recomendado interromper o uso das lentes de 15 a 30 dias (no mínimo), e o descarte da última lente utilizada também deve ser realizado. E nesses casos entra em ação o nosso amigo óculos!
Além disso, tendo um óculos sempre na bolsa, qualquer desconforto recorrente do uso das lentes, você pode tirá-las em segurança e continuar enxergando normalmente hahaha.

Neootica

Confesso que os óculos estão sendo pra mim, a primeira escolha e a mais confortável pois o problema que tenho nos olhos (estrabismo) faz com que ele fique bem instável, se movendo involuntariamente, e assim, a lente acaba se movendo também, o que incomoda e arranha os olhos, e pode vir a acarretar em novas lesões. Além disso, tenho achado mega elegante usar óculos, combina-lo com a roupa, ou com o batom!

Neootica


Se você ainda não tem os seus óculos, e quer adquirir um modelo lindo igual aos que eu mostrei nas fotos clique aqui, cadastrando tem desconto na primeira compra!!!

Por hoje é só isso, espero que o posto tenha sido bem esclarecedor. E vale a pena lembrar EU NÃO SOU OFTALMOLOGISTA, ESTOU DANDO DICAS DE ACORDO COM A MINHA EXPERIÊNCIA DE 23 ANOS CONVIVENDO COM ISSO, MAS O QUE EU DISSE, NÃO ANULA A NECESSIDADE DE UM ACOMPANHAMENTO OFTALMOLÓGICO!

Instagram: Renatamendessf

14 comentários:

  1. oi!
    Eu adorei as dicas :D são maravilhosas, odeio usar óculos com lente suja..

    ResponderExcluir
  2. Eu uso óculos, tenho muita sensibilidade nos olhos, por isso nunca usei lentes

    ResponderExcluir
  3. Olá Renata,

    Uso óculos a 14 anos e sei bem como é lidar com a rotina de médicos e de cuidados que devemos ter com a nossa visão. Já conhecia essa ótica, inclusive cada óculos é maravilhoso e já fiquei babando em alguns. Adorei seu post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, tudo bem? Interessante esses cuidados. Aqui em casa somente minha mãe usa óculos. Acho legal a quantidade de armações, é possível escolher aquela que fica melhor em cada rosto. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  5. Muito importante esses cuidados com a visão , eu uso apenas óculos pois é apenas para leitura.

    ResponderExcluir
  6. Oiii,
    Post informativo super importante, esse cuidado é essencial, para evitar problemas na visão. Não uso óculos mas saber sobre me informa ao ajudar quem usa!

    ResponderExcluir