23 de mar. de 2020

Álcool 70%, por quê?

Olá meus amores, tudo bem com vocês?

Me contem, como estão se saindo nesse período tão difícil que estamos passando: Estão ficando em casa? Tomando todas as medidas de higiene necessárias? Respeitando o período de quarentena?

Eu estava evitando de tocar no assunto da Pandemia que está assolando nosso planeta, para tentar descontrair, distrair um pouco e mudar o foco antes que todo mundo desenvolva doenças relacionadas ao momento de pânico em que estamos vivendo. Porém como já era previsto, as coisas saíram muito de controle e a situação está indo de mal a pior, e a expectativa para os próximos dias infelizmente não é boa.  Vendo tantos gestos vergonhosos de pessoas egoístas estocando comida em casa, vendendo álcool e máscara a preços absurdos, explorando o serviço de domésticas expondo-as ao risco de contaminação entre outras atitudes que me desanima muito dessa vida, eu me peguei pensando de qual forma eu poderia ajudar, mesmo que apenas 1 pessoa, de alguma forma nesse momento de desespero.

O que veio primeiro na minha cabeça, foi pensar nas minhas próprias atitudes: Se eu lavo minhas mãos toda hora eu diminuo o risco em mim e no outro. Se eu mantenho limpo o meu ambiente seja em casa ou no trabalho, eu diminuo o risco em mim e no outro. Se eu evito ao máximo de frequentar ambientes com outras pessoas, eu diminuo o risco em mim e no outro. Se eu começar a adotar uma distância mínima com outras pessoas, e evitar ao máximo um contato físico, eu diminuo o risco em mim e no outro. Se eu limpo o banheiro após o uso, eu diminuo o risco em mim e no outro. Se eu uso máscara quando estou tossindo ou espirrando eu diminuo o risco para o outro. Olha que interessante, o que parece uma atitude egoísta, na verdade pode ser um ato de solidariedade: Se eu pensar em mim em primeiro lugar eu automaticamente estou cuidando do outro!

Mas ainda assim, me sinto desinquieta de não encontrar uma forma ainda mais direta de ajudar as pessoas. Então eu percebi que no cenário atual, com tantas notícias fakes o tempo inteiro, quando temos algum conhecimento importante, ele deve ser compartilhado!

  • O álcool 70%















O país virou um caos em busca de álcool nos últimos dias, e o egoísmo tomou conta do ser humano! Eu to cada dia mais assustada com as atitudes das pessoas, dos empresários... Mas enfim, vim aqui pra compartilhar um pouquinho do conhecimento que tive sobre o porque devemos usar álcool na concentração de 70%.
Nas aulas de microbiologia, a gente aprende a usar o álcool sempre à 70% por ser a única porcentagem realmente eficiente para eliminar a maioria dos microrganismos, incluindo os vírus. Mas porque?
A explicação é simples: O álcool é um solvente que evapora muito rápido, então, quando usado em concentrações mais altas, ele evapora antes mesmo de fazer qualquer efeito, seja nas mão ou na superfície. Ou seja, você que está desesperado comprando álcool líquido com teor mais alto, só ta desperdiçando dinheiro e produto. E o álcool com concentrações muito baixas não tem "força" o suficiente para eliminar os microrganismos! Então ta ai a resposta: 30% de água é o ideal para que dê tempo do álcool penetrar na estrutura do microrganismo, e eliminá-lo antes de evaporar! Então priorize sempre o uso de soluções com teores próximos a 70%. 

Comprando um álcool mais forte, você pode fazer uma diluição para que ele fique próximo do teor ideal, mas aconselho que não faça diluições ou qualquer solução sem instruções corretas de profissionais químicos, isso não é brincadeira! Se não tem álcool em casa, higienize suas mãos com água e sabonete que fará o mesmo efeito!  

Com algumas medidas simples nós podemos reduzir um pouco o risco para nós e para os outros, então vamos ficar alerta. A coisa é mais séria do que a gente possa imaginar, então não vamos descuidar, por favor e por amor ❤️.

Caso você esteja precisando conversar, esteja com o psicológico abalado, me coloco a disposição nas minhas redes sociais. Não sou psicoterapeuta, mas podemos nos ajudar!

Por hoje é só isso, espero que tenham gostado do post, beijinhos, fiquem com Deus e até a próxima, se mantenham fortes e fiquem em casa!!!!!!

Instagram: Renatamendessf

8 comentários:

  1. �������� Excelente explicação do motivo pelo qual devemos usar o álcool 70%

    ResponderExcluir
  2. O álcool gel está sendo fundamental no combate do covid_19. Obrigada pela oferta de ajuda , um bate papo pode nos dar tranquilizar.

    ResponderExcluir
  3. Boa explicação principalmente alertando para a necessidade de não se tentar fazer coisas sem conhecer os riscos,eu em casa uso mais agua,sabão e sanitária, deixando o Álcool como ultimo recurso já que está tão escasso.

    ResponderExcluir
  4. Olá Renata,

    Estou seguindo as normas que o governo do meu estado implantou e respeitando totalmente a quarentena, pois acho que só dessa forma poderemos sair dessa situação calamitosa de uma forma melhor. Realmente o egoísmo tomou conta do ser humano quando se trata da compra do álcool em gel, aqui mesmo não consegui achar ainda o produto. Gostei do post e das informações que trouxe!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A pandemia tirou as máscaras de muito ser humano egoísta né!? Enquanto isso, vamos fazendo nossa parte e tendo fé e esperança, mas tá difícil!

      Excluir