17 de out. de 2016

Outubro Rosa: Uma luta contra o câncer de mama ♥

      Oiii amores, tudo bom com vocês?
O mês de outubro é sempre marcado pelo movimento do Outubro Rosa, que é a conscientização, e apoio às mulheres na luta contra o câncer de mama. Temos que nos unir e abrir nossas mentes, a prevenção é sempre o melhor remédio, além disso quanto antes é descoberto um problema, melhor ele poderá ser tratado e as chances de sobrevivência é muito grande. Então venho aqui marcar o meu apoio ao Outubro Rosa com um post de dicas para todos nós.

Menina menina apoia o outubro rosa

Existem três tipos de prevenção:
  • Prevenção Primária, que consiste em evitar.

Fatores que ajudam a evitar o câncer de mama: Alimentação saudável, amamentação, prática de exercícios físicos corretamente, manter o peso sob controle (pessoas com sobrepeso e seios grandes podem ter mais chances de contrair a doença), tomar cuidado com reposições hormonais, tentar relaxar pois o estresse pode acarretar em muitas doenças e pode sim contribuir para o câncer de mama, isso é o mais difícil na minha opinião, uma vez que o estresse não depende apenas da gente. E é claro, que não fumar e não exagerar nas bebidas alcoólicas reduzem a chance de qualquer tipo de câncer.

  • Prevenção secundária, que consiste no diagnóstico precoce.

Para que isso ocorra, é necessário que realizemos sempre o auto exame, e também fazer os exames na idade ideal (normalmente a partir dos 30 - 50 anos, de acordo com histórico pessoal e familiar). E mesmo fora dessa idade devemos fazer o auto exame, e se notarmos qualquer coisa anormal correr para um médico, pois o câncer de mama atingem normalmente mulheres que possuem histórico familiar, mulheres na menopausa ou mulheres que fazem tratamentos específicos, porém essa doença também atinge crianças e adolescentes e até homens

  • Prevenção terciária, que consiste em minimizar o impacto da doença.

Já não é tanto uma forma de prevenção. É quando a doença é descoberta mais tardiamente e com isso médicos lutam para salvar a paciente e dar a ela uma "qualidade de vida melhor".

Nas fotos abaixo você pode aprender como realizar o auto exame e também pode observar alguns alimentos que auxiliam na prevenção no câncer de mama.

Auto exame

Prevenção do câncer de mama

Então vamos nos conscientizar e abrir os olhos enquanto há tempo. De acordo com o INCA, em 2013 houveram 14.388 mortes por câncer de mama, sendo que 14.207 foram mulheres e 181 homens, em 2014 houveram mais de 57 mil casos, e a estimativa é que até o final desse ano hajam cerca de 57.960 casos, então vamos lutar para destruir essa doença antes que ela nos destrua. 
Pra você que não tem nada, não se descuide. Pra você que está com algo diferente, não tenha medo de ir ao médico procurar ajuda e pra você que está com a doença e fazendo tratamento (ou não) muitas forças para seguir e não desista nunca. Estamos todas juntas nisso!

Então por hoje é só isso, espero ter ajudado. Beijinhos, fiquem com Deus e até a próxima!

4 comentários:

  1. uma ótima dica e um post que vai fazer muita gente parar assim e pensar., uma boa alimentação faz muita diferença
    beijos



    https://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Post! Parabéns e obrigada pelas informações!!! 💕🔝

    ResponderExcluir